Desde o início do ano, os bombeiros já têm realizado diversas ações preventivas
Na manhã desta sexta-feira (03), a secretaria de Administração, Ana Paula Bandeira e o secretário de Meio Ambiente, Antenor Borges, receberam a visita do Capitão Guilherme Lisita, comandante da 20ª Companhia Independente dos Bombeiros Militares do Estado de Goiás.
Durante o encontro, foram discutidas as formas para prevenção, preparação e combate aos incêndios florestais, que crescem nesta época do ano devido às altas temperaturas e baixa umidade do ar. Desde o início do ano, os bombeiros já têm realizado diversas ações preventivas, entre elas a Operação Cerrado Vivo.
Os objetivos da Operação Cerrado Vivo são a prevenção, a preparação e o combate aos incêndios florestais em Goiás com equipes especializadas e o reforço de drones, que monitoram áreas sujeitas aos incêndios nesta época do ano, devido à baixa umidade relativa do ar e aumento da temperatura ambiente.
A Operação Cerrado Vivo é composta por duas fases. A primeira é a de prevenção e preparação, que começa todo mês de janeiro e termina em junho. Já a segunda, que vai de julho a dezembro, é a fase de resposta, quando há emprego de reforço operacional para o combate dos focos de incêndio em todo Estado de Goiás.
- Desenvolvimento e Inovação 2021/2024